Labels

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como melhorar a aparência do seu blog (blogger) instalando um template [atualizado]

Que o Blogger é um excelente serviço de blog grátis que Google disponibiliza para que pessoas leigas em matéria de programação e construção de sites possam ter seu próprio site e poder postar artigos facilmente isso você já sabe, porém se você não está totalmente satisfeito com a aparência do seu blog ou quer deixar ele com uma "cara" ainda mais bonita ou profissional, você pode instalar um template grátis pronto, existe uma grande variedade desses templates grátis para você escolher, veja alguns dos melhores sites para download de templates:

btemplates.com
www.deluxetemplates.net
www.bietemplates.com
www.templatesblock.com


Para instalar o template é muito fácil como veremos a seguir.

O primeiro passo é entrar em um site de templates,  escolher e baixar o seu template. Após baixa-lo, descompacte-o em uma pasta qualquer do seu computador

Agora, no menu do blogger, clique em "Modelo":



Em seguida clique em "Fazer backup/Restaurar"


Para não correr nenhum risco, recomendo que você faça um backup do seu atual modelo para o caso de você não gostar do resultado ou algo der errado, você possa facilmente reverter o processo. Para isso clique em "Fazer download do modelo completo", mas não salve na mesma pasta em que você descompactou o template que você irá instalar para você não se confundir nos passos seguintes:



Clique no botão "Escolher arquivo", selecione o arquivo com a extensão ".xml" do template que você baixou e clique em "Abrir":



Agora clique em "Fazer Upload":



Está pronto!

19 comentários:

  1. Gostei mas coo eu altero colocando o nome do meu Blog ou conteudos do mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você loga no Blogger, na primeira página(Painel) há um botão escrito Novo blog, ao clicar nele vai aparecer a página em que você escolhe o nome, o título e outras configurações mais importantes, é bem simples e intuitivo.
      Para adicionar conteúdo ao blog, assim que terminar de criar o seu blog você volta para o painel do Blogger, cada blog que você criar vai estar listado lá, na frente do nome do seu blog vai ter as opções de edição (postagens, páginas...), em postagens e páginas você adiciona o conteúdo, em Layout você adiciona gadgets e organiza o blog.
      Bem essas são as coisas mais importante que você precisa saber.

      Excluir
  2. Eu não consigo Jessé, meu windows é 8.1... Ja quebrei a cabeça aqui e não consigo mudar... :´( ... Não consigo descompactar... Help me please...\o/

    ResponderExcluir
  3. Olá Gleyce Gonçalves, você tem um programa para descompactar? recomendo a instalação do Winrar http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito o que essas páginas fizeram com meu blog, como faço que volta tudo ao normal, aonde eu havia deixado?

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, tem me ajudado bastante.

    Comecei a trabalhar com mídias sociais recentemente mas ainda tenho algumas dificuldades com html e afins, se puder responder algumas das minhas perguntas eu ficarei muito grato!

    1) Meu site http://www.historiailustrada.com.br/ não redireciona do http://historiailustrada.com.br/ para o http://www.historiailustrada.com.br/. Como resolvo isso?

    2) Meu site está no ar há cerca de 20 dias e já tem fluxo de milhares de pessoas graças às redes sociais, entretanto não está gerando fluxo via mecanismos de busca, tem algo errado com ele? Todos os textos são originais.

    3) Quanto tempo demora para adquirir uma pontuação no PageRank?

    4) Depois que coloquei a atual template a caixa de comentários do facebook não funciona corretamente, nem mesmo a do google funciona em todos os posts, existe alguma ferramenta que pode me ajudar a encontrar o erro que está me atrapalhando nisso?

    5) Queria colocar um popup fixo com as redes sociais, pode me indicar algum?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno Brito. Obrigado pelos elogios e desculpe pela demora. Seu site também está muito bom. Bom, vou tentar te ajudar no que eu puder...

      1) Sobre esse redirecionamento, eu já fiz isso a algum tempo no meu blog caracteresespeciais.com mas não me lembro como exatamente eu fiz, mas, se não me engano, foi através das ferramentas de gerenciamento de dns do site: zoneedit.com. Siga o segiunte tutorial (não sei se esta atualizado) e você provavelmente resolverá esse problema: http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/12/nova-versao-do-zone-edit.html

      2) Como seu site é muito novo, é normal que ele ainda não esteja muito bem posicionado nos buscadores, sendo os teus textos originais como você disse, ele deverá melhorar de posicionamento em breve.

      3) Não se preocupe com o PageRank, hoje em dia isso não tem mais a mesma importância que tive no passado, pra falar a verdade é algo praticamente irrelevante pois os algoritmos do Google estão muito inteligentes e consideram muito mais do que apenas a quantidade de links para o seu site para calcular a relevância do seu site para o usuário, pra você ter uma ideia, pode verificar o PageRank do meu blog caracteresespeciais.com, que atualmente é 0 e, no entanto, é o primeiro e segundo resultado para a busca "caracteres especiais" e está bem posicionado para outras palavras também. Para se destacar no Google e em outros buscadores, o mais importante é oferecer conteúdo original , e o volume de visitas vai depender do da demanda, ou seja, da carência do mercado com relação ao conteúdo que você está disponibilizando, ao tamanho desse mercado em si, ao tamanho da concorrência, etc.

      4) Infelizmente não domino esse assunto, mas, eu tentaria seguir algum tutorial para inserir um sistema comentários do Facebook, ou uma troca de template.

      5) infelismente não conheço nenhum!

      abraços

      Excluir
  6. OI, gostei das suas dicas, por isso peço(se poderes) acessar ao meu blog e me diga algumas coisas que eu deveria mudar ou melhorar: http://mozinpfamilyblogger.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. por favor, gostaria de saber como faço para deixar estes comentários visíveis, da mesma forma do seu no meu blog

    jalgamaserv.blogspot.com.br

    Sou iniciante e tenho muito que aprender.

    Grato

    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge Santos..., É só fazer login em blogger.com/ , no menu esquerdo clique em 'Configurações', depois em 'Postagens e comentários' e fazer a configuração que preferir, em: 'Quem pode comentar?' marque 'Qualquer pessoa'. Se desejar que o comentário aparece sem que você tenha que aprovar primeiro, em 'Moderação de comentários' marque 'Nunca', se preferir moderar os comentários marque 'Sempre'.

      Excluir
  8. Jesse

    Obrigado pelo retorno, mas nas minhas configurações, existem somente as seguintes opções:

    POSTAGENS:
    - Mostrar no máximo ?
    - 20 dias da página principal

    - Modelo de Postagem ?
    - Adicionar

    - Mostrar imagens com a Lightbox ?
    - Sim

    COMENTÁRIOS
    - Local do Comentário

    Nada mais que isto.

    Fico grato se puder continuar a me ajudar

    Abaixo segue o endereço do meu blog

    http://jalgamaserv.blogspot.com.br/

    Abraços

    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, veja essa imagem que eu capturei do meu painel:

      http://i.imgur.com/YhJQWUU.jpg

      Não tem mesmo?

      Excluir
  9. Jessé

    Muito boa noite.

    É justamente isto que não tem no meu.

    Não sei mais o que fazer.

    Aguardo sua possível ajuda.

    Grato e abraços

    Jorge Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você esteja usando a interface antiga do blogger, leia esse artigo:

      http://blog.foitestado.com/2012/01/trocar-pra-nova-interface-do-blogger.html

      Se não for isso realmente não sei o que pode ser. Abraços

      Excluir
  10. Oi Jessé, tudo bem?
    Amei suas dicas para alterar a templates do blogger.
    Tenho uma duvida, baixei uma template que amei, mas não sei como alterar as fotos do Banner Rotativo. Help me, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackie, esse vídeo é em inglês mas pode te ser útil: https://www.youtube.com/watch?v=ZLpgwPhZgQQ

      Caso você não saiba como hospedar imagens no blogger sugiro o seguinte tutorial: http://www.gerenciandoblog.com.br/2014/05/como-hospedar-imagens-no-blogger.html

      Abraços

      Excluir
  11. Eai Jessé tudo bem?
    cara aparece essa mensagem direto o que eu faço?

    Não foi possível salvar seu modelo.
    O modelo não pode ser analisado em função de um problema em sua formatação. Verifique se todos os elementos XML estão fechados corretamente. Mensagem de erro XML:
    Content is not allowed in prolog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia Souza...

      Difícil saber o que está causando esse erro. Já tentou outro template diferente?

      Excluir